domingo, 11 de janeiro de 2015

S. Gonçalinho, o santo que cura as verrugas da alma

Em Aveiro, neste fim de semana, comemora-se o S. Gonçalinho que, na verdade, não é santo e sim beato.


Mas isso não interessa nada ao povo de Aveiro, em especial o da beira-mar, para quem este "menino" é santo e, além de casamenteiro, curas muitas maleitas. Até as verrugas da alma (esta verdade posso comprova-la eu, este ano).


Já tinha ido à festa várias vezes, mas confesso que só este ano me apercebi da sua verdadeira profundidade e significado.


Crenças à parte, é muito bonito ver adultos que viram crianças à volta da capela a tentar apanhar umas cavacas. Ddepois há os medricas, como eu, que só gostam de ver e preferem ir comprar as cavacas, tal o medo de escavacar a testa ou os dedos.


E ir à festa com famílias e bons Amigos, então, é para além de bom.






"Nota: A festa em honra de S. Gonçalinho, realiza-se em Aveiro. O "Santo" terá nascido em 1190, perto de Guimarães, ganhando fama de santo casamenteiro quando pregava na freguesia da Aboadela do Marão onde, como bom pároco que era, queria sacramentar os casais que viviam em situação imoral.


O seu culto expandiu-se, tendo chegado a Aveiro, mais precisamente ao bairro da Beira-Mar onde lhe é atribuído o poder de curandeiro em doenças ósseas e na resolução de problemas conjugais.
Durante os dias de festa pagam-se promessas, atirando cavacas doces do cimo da capela, enquanto cá em baixo muitos as tentam apanhar.


As cavacas são doces cobertos de açúcar, e podem ser redondas e relativamente moles, ou alongadas e duras. O lançamento das cavacas terá uma origem simbólica, representando o pão atirado aos pobres pelo santo. E outra origem mais lendária que se relaciona com os cavacos, nome dado a pedaços de madeira que eram usados para serem queimados no local onde hoje é a capela e que serviam como farol. Por isso o nome cavacas e a razão de serem tão duras!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.