quarta-feira, 15 de julho de 2015

A long, long time ago

Há uns bons 21 anos, mais ou menos por esta altura, estava a preparar-me para entrar no ano propedêutico da Universidade Católica.


A preparação para o exame de português incluia aprender técnicas de resumo de texto.


Lamentavelmente, já não me lembro de nada do que aprendi (à excepção de que o resumo do texto não devia ter mais do que 1/3 do tamanho do texto inicial - acho que é assim).


Na altura, adorei aquilo (sempre gostei muito de português), embora questionasse a utilidade da coisa.


O exame correu muitissimo bem (deixem-me babar um bocado) e a vida continuou sem que tivesse tido necessidade de recorrer aos conhecimentos obtidos.


Mas esta semana tudo mudou. Os próximos tempos vão ser passados a resumir textos, num processo tipicamente tuga de "construir casas começando pelo telhado".


Acho que vou ter de fazer regressão para ver se consigo recuperar algum dos ensinamentos do passado, isto acreditando que ficou algo lá no fundinho da minha limitada memória.


Tudo isto para dizer que, 21 anos depois, perceber a razão de ser daquelas aulas.


E pronto, agora vou ver se faço algo de útil e construtivo na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.