terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia Mundial do Linfoma

Bom dia,

hoje é o Dia Mundial do Linfoma. Vou colocar aqui alguma informação sobre os linfomas em geral e o de Hodgkin em particular, que recolhi no site da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas.

Linfomas são cancros ou tumores malignos. Têm origem nas células do sistema linfático que transporta um tipo de glóbulos brancos especializados, chamados de linfócitos , que através de uma rede de canais tubulares (vasos linfáticos) chegam a todo o organismo, incluindo a medula óssea. Localizados principalmente nos gânglios, podem-se disseminar por todo o organismo e ser encontrados em outros orgãos com agrupamentos linfócitos como pulmões, ossos, sistema gastrointestinal, testículos, cérebro e de forma geral em quase todos os tecidos do corpo em menor quantidade.

Os sinais de alerta ou sintomas mais comuns dos linfomas não são específicos (podendo ocorrer em doenças simples como infecções) embora o sinal mais frequente da doença seja um aumento do tamanho dos gânglios, podendo também surgir febres sem motivo aparente, suor noturno continuado, perda súbita de peso, fraqueza, falta de apetite, náuseas, cansaço e fadiga fora do comum, coceira persistente, entre outros... LEMBRAM-SE DAQUELA COMICHÃO INSUPORTÁVEL QUE TINHA. Desapareceu após a 1.ª sessão de quimio, mas os arranhões ficaram, tipo tatuagem.

Para um diagnóstico exacto do linfoma ou do tipo de linfoma pode ser necessário a extracção de fragmentos de tecidos ou orgãos que são examinados sob microscópio. O médico normalmente extrai tecido suficiente para poder fazer um diagnóstico com segurança e distinguir entre outras doenças com sintomas semelhantes, que podem também originar o aumento do gânglio linfático (doença de Hodgkin, mononucleose infecciosa, toxoplasmose, citomegalovírus, leucemia, sarcoidose, tuberculose, sida, ...).

É importante determinar a extensão da doença através de exames específicos: Raio X, biópsia (exame histológisco), ecografia, tomografia computadorizada (TAC), análise ao sangue e urina, recolha de amostra da medula óssea, entre outros, são alguns dos possíveis exames pedidos pelo médico...

Quando um linfoma está em fase bastante avançada, a medula óssea pode ser congestionada por blastos que impedem a produção normal de células do sangue, o que significa que virou a sua essência para uma leucemia e, a partir daí deve ser tratada como tal.

Em geral o tratamento é baseado na quimioterapia (medicamentos “citostáticos”), normalmente usados em fase mais avançada da doença; a radioterapia (uso de Raios X de alta energia) usado habitualmente em casos de diagnóstico precoce (fase inicial da doença ou quando está localizada e não disseminada), ou mesmo em combinação coordenada entre os dois tipos de tratamento... O transplante de medula óssea pode ser uma alternativa para algumas pessoas com linfomas e em situações particulares específicas, mesmo para casos em fase avançada da doença.

Há vários tipos de linfomas, podendo cada um deles ser subdividido em dois estádios:

Estádio I e II (em que a doença está mais localizada)Estádio III e IV (em que a doença está já disseminada)
Dependendo do prognóstico e do exame histológico, os linfomas dividem-se em dois grupos, designados respectivamente por Linfomas Hodgkin (também conhecido por doença de Hodgkin) e Linfomas não-Hodgkin.

Linfomas Hodgkin

A doença de Hodgkin é um tipo de linfoma que se caracteriza por possuir um tipo particular de célula cancerosa (chamada célula de Reed-Sternberg), que na análise microscópica apresenta características particulares.

O sintoma mais comum é o aumento progressivo e persistente de gânglios, principalmente na área do pescoço, acima da clavícula, axilas ou virilhas, - podendo espalhar-se posteriormente aos pulmões, ossos, fígado, medula óssea, entre outros...

Pode mesmo ser assintomático ou manifestar-se muito pouco, dependendo muito do local onde se desenvolveram as células. Os gânglios doentes são endurecidos, não dolorosos e sem qualquer sinal de inflamação, embora, após a ingestão de grandes quantidades de álcool o gânglio aumentado possa ser doloroso durante algumas horas.

Este tipo de linfoma é mais frequente no sexo masculino do que no feminino, numa proporção de aproximadamente três para dois.

Os sintomas gerais destas doenças Hodgkin são muito semelhantes em todos os casos: diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas; possível dor óssea; perda de força muscular; rouquidão; ictrícia; cara, pescoço e extremidades superiores inchados; pernas e pés inchados; dores corporais semelhantes a uma pneumonia; diminuição da capacidade de protecção contra infecções e aumento da propensão para infecções fúngicas e virais. A radioterapia e a quimioterapia são dois tratamentos bastante eficazes e administrados isoladamente ou em coordenação, a taxa de sucesso é elevada e a maioria dos doentes que sofre da doença de Hodgkin pode curar-se. A decisão de os utilizar não é fácil quer para o médico quer para o doente. Para além da enorme carga psicológica, os efeitos secundários podem ser graves. Perda reversível de cabelo, esterilidade temporária ou permanente, riscos elevados de infecções, náuseas, vómitos, falta de apetite, perda de forças, perda de peso, são alguns desses efeitos negativos.

No meu caso, os efeitos secundários conhecidos estão a ser perfeitamente suportáveis. As náuseas são toleráveis e ainda não tive vómitos. Tenho conseguido aguentar o cabelo. Posso dizer-vos que temos muito mais cabelos do que imaginamos. Se vissem a quantidade que têm caído............... Até na fralda da Leonor os encontro. ~

Neste momento tenho aquilo que defino por cabeleira implantada, feita com o meu próprio cabelo. Estão a ver aqueles velhotes que puxam o cabelo de um dos lados da cabeça para o outro? Assim estou eu. Lá vou disfarçando. Essa parte é dolorosa, não posso negar, mas que fazer? E depois não tenho jeito nenhum para lenços. O que vale é que, quando chegar a hora chega também o jeito. Afinal, como boa portuguesa, tenho de dominar a arte do desenrascanço.

Beijocas

3 comentários:

  1. desde que te surgiu o linfoma tbm pesquisei tudo o que pude sobre o assunto.
    qto ao cabelo, ainda hoje, na tua almofada, lá estava ele todo espalhado; não vou dizer que não me incomoda esse facto...mas sei e tu tbm sabes que torna a nascer, e tens de ter consciência que é um mal menor.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. minha linda
    aqui em áfrica há lenços tão lindos....vou levar um para cada uma de nós....e vamos , nem que seja por um dia, colocá-los à angolana...
    é claro que se quiseres, posso sempre levar aquela linda cabeleira que V. ex.as me ofereceram....
    fofinha, o importante é nunca baixar os braços...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Luisinha, grande ideia essa dos lenços. Tens de me ensinar a colocá-los.

    Agradeço a oferta da cabeleira, mas é tua. Não posso aceitar, por mais bonita que seja . Eh,eh,eh

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.