segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Advento

Estamos no Advento, que se iniciou a 29 de Novembro, etapa que marca o início do ano litúrgico da Igreja.

Este é o tempo de preparação para o Natal que se aproxima, tempo de meditação sobre o que tem sido a nossa vida e de preparação para colher "O que há-de vir" e tudo de novo que nos trará. Se formos à etimologia da palavra, constatamos isso mesmo. Advento, em latim “Adventus”, significa “vinda”.

"É tempo de alegre esperança, paciência amorosa, oração, partilha de bens, saída para o encontro do outro".

Esta foi a informação que recolhi quando fiz uma pesquisa na net. Tenho pensado muito nesta definição.

Cheguei à conclusão, e podem chamar-me ingénua, que isto tudo existe.

Consumismo exagerado à parte, o que é certo é que nesta altura se sente algo diferente nas pessoas. Arranja-se algum tempo (que nunca se tem ao longo do ano) para uns jantares de Natal com os amigos. Somos mais sensíveis a causas sociais. Pensamos em tudo o que aconteceu no ano que está a terminar e que não queremos que se repita. Decidimos o que queremos fazer no ano seguinte.

Acredito, verdadeiramente, no chamado espírito natalício. Pena é que o raio do relógio e do calendário não tenham piedade e andemos sempre a correr e a repetir a frase "não tenho tempo". Que a concorrência no trabalho nos torne, cada vez mais, desconfiados e individualistas.

É um problema da sociedade actual, dirão muitos. Eu pergunto, mas quem é essa tal sociedade? Cada um de nós, certo?

Este ano vivo o Natal com especial emoção. Natal é a festa de celebração do nascimento do Menino Jesus e esu fui abençoada com a graça da maternidade.

Vou fazer tudo para que o "espírito natalício" esteja bem vivo durante todo o ano na minha casa e para que a princesa rainha nunca culpe a tal sociedade pelos males do mundo.

1 comentário:

  1. Minha linda

    Eu sou uma fã incondicional do Natal. Infelizmente, não só da mensagem que esta época transmite, mas também da parte comercial que a mesma acarreta. São as músicas de natal, os enfeites na rua e em casa, a correria nas compras das prendas, a ansiedade para que o dia chegue e a curiosidade de saber o que o Amigo invisível, quer do trabalho quer de casa vão oferecer.
    Mas sou fã igualmente da consoada em família (até do bacalhau) e da missa do galo.
    De facto, esta é uma época de esperança. Esperança por um futuro sereno, estável e, principalmente, com saúde.
    Esta é a época em que faço o meu balanço (nem sempre positivo) e em que perspectivo algumas acções para o futuro, embora cada vez mais me convença que não devemos fazer planos, porque os mesmo saem quase sempre gorados.
    Enfim, não custa nada sonhar, por isso vou continuar a crer num mundo melhor e vou tentar fazer a minha parte.
    E porque o Natal está quase a chegar, votos de um Feliz e Santo Natal para todos.

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...