quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O estado da justiça em Portugal



A justiça portuguesa é lenta, sem dúvida.

Cara, também.

Muitos não saberão contudo que, em certos domínios, temos legislação altamente avançada. Claro que há o senão de, muitas vezes, ser inoperante por falta de condições práticas para a sua aplicação, mas isso daria para outra discussão.

Tudo isto é verdade e muitas outras críticas haveria a fazer.

Mas numa coisa somos mesmos bons.  Enfiar a cabeça na areia, como a avestruz, e atirar as culpas de todos os males do mundo para os outros.

Confesso que não compreendo a renitência em contribuir para que a justiça funcione como todos gostaríamos. Irrita-me o comodismo de quem nada faz para que o, famoso, sistema seja eficaz mas, ao mesmo tempo, enche a boca para criticar tudo e todos.

Seja o vizinho que ignora os problemas que se passam na casa ao lado da sua. Seja o sr. dr. que tem a agenda demasiado preenchida para testemunhar em determinado processo.

Lamentavelmente esta falta de responsabilidade (acho que é esta a designação correcta) verifica-se em quase tudo o que implica a vida em sociedade, até porque a sociedade somos todos nós.

E o mais grave disto tudo é que enquanto se mantiver este estado de coisas, a justiça continuará lenta e cara (já diz o povo que não se fazem omoletes sem ovos).

2 comentários:

  1. Susana para presidente!
    Agora falando a sério, vale a pena pensar no assunto e começar a tomar mais responsabilidade pelo que se passa à nossa volta. Como disseste, a sociedade é composta por todos nós. Acho que a vontade de intervir sempre esteve em mim, já aos 12 anos achei por bem deixar de comer carne. Não vou dizer que sempre agi como uma cidadã exemplar mas, como escrevi anteriormente, é bom refletir no nosso papel dentro da comunidade e agir em conformidade com o que achamos que está bem. Claro que haverá sempre "velhos do Restelo" que teimam em afirmar que uma pessoa só não faz diferença (quantas vezes me disseram isso!) mas, a esses, devemos olhá-los com pena e continuar a fazer aquilo em que acreditamos. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. eu considero que a justiça portuguesa está mais para o lado da injustiça!

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.