quinta-feira, 21 de agosto de 2014

As divisões do território explicadas às crianças

Numa destas noites, a Leonor pediu para lhe contar a história do nascimento de Jesus (livro escolhido pela própria, numa ida à livraria).


A dado momento estava a explicar-lhe que Maria era de Nazaré e José de Belém.


Aquilo fez-lhe confusão. Para a Leonor, ao que parece, os dois elementos do casal são da terra.


Tentei dar-lhe um exemplo da sua própria vida. e disse-lhe:


- Tu, por exemplo, nasceste em Santa Maria da Feira e agora vives em ...?"


- Portugal, respondeu a pequena.


- Não, Leonor, Portugal é um país que tem várias cidades. Tu vives em ...?


- Aveiro e a avó Lili mora em Esgueira!


- Não, filha, Esgueira é uma freguesia do concelho de Aveiro. Não é uma cidade.


- Ah ....


Neste ponto percebi (já ia sendo tempo) que talvez estivesse a exagerar no pormenor e rigor e só isso me deteve já que estava embalada para continuar a explicação e dizer à Leonor que o concelho de Aveiro faz parte do distrito de Aveiro (são 19 no total).


E que ninguém percebe o porquê de se manter esta divisão adminstrativa completamente obsoleta pois, actualmente, o que interessa são as "NUTS, sigla consagrada para designar a Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos, representam as sub-regiões estatísticas em que se divide o território português e correspondem a três distintos níveis de desagregação territorial.


Ao primeiro nível (NUTS I) correspondem três unidades territoriais: o território do Continente e o de cada uma das Regiões Autónomas.


O segundo nível (NUTS II) compreende sete unidades territoriais: cinco regiões no Continente mais as duas Regiões Autónomas.


Num terceiro nível (NUTS III) encontram-se 30 unidades territoriais, distribuídas pelas NUTS II, cada uma das quais resulta da agregação de vários municípios."


E que o Distrito de Aveiro abrange parte de várias NUT III,  sendo elas Entre Douro  e Vouga (S.João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Arouca e Vale de Cambra), Baixo Vouga (Aveiro, Águeda,  Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Vagos, Estarreja, Ovar, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Murtosa, Mealhada) Tâmega (Castelo de Paiva), Grande Porto (Espinho).


E podia ter-me dado para pior, ou não.



4 comentários:

  1. Tendo em conta que trabalhei com pessoas licenciadas que não conseguiam perceber isto que acabaste de descrever.... se calhar estás a pormenorizar demasiado com a piquena!!!!!
    Com a minha ainda só consegui explicar que Portugal e Angola são países diferentes.....

    ResponderEliminar
  2. E moramos todos no mesmo planeta, por incrível que seja!

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.