Numa destas noites, a Leonor pediu para lhe contar a história do nascimento de Jesus (livro escolhido pela própria, numa ida à livraria).
A dado momento estava a explicar-lhe que Maria era de Nazaré e José de Belém.
Aquilo fez-lhe confusão. Para a Leonor, ao que parece, os dois elementos do casal são da terra.
Tentei dar-lhe um exemplo da sua própria vida. e disse-lhe:
- Tu, por exemplo, nasceste em Santa Maria da Feira e agora vives em ...?"
- Portugal, respondeu a pequena.
- Não, Leonor, Portugal é um país que tem várias cidades. Tu vives em ...?
- Aveiro e a avó Lili mora em Esgueira!
- Não, filha, Esgueira é uma freguesia do concelho de Aveiro. Não é uma cidade.
- Ah ....
Neste ponto percebi (já ia sendo tempo) que talvez estivesse a exagerar no pormenor e rigor e só isso me deteve já que estava embalada para continuar a explicação e dizer à Leonor que o concelho de Aveiro faz parte do distrito de Aveiro (são 19 no total).
E que ninguém percebe o porquê de se manter esta divisão adminstrativa completamente obsoleta pois, actualmente, o que interessa são as "NUTS, sigla consagrada para designar a Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos, representam as sub-regiões estatísticas em que se divide o território português e correspondem a três distintos níveis de desagregação territorial.
Ao primeiro nível (NUTS I) correspondem três unidades territoriais: o território do Continente e o de cada uma das Regiões Autónomas.
O segundo nível (NUTS II) compreende sete unidades territoriais: cinco regiões no Continente mais as duas Regiões Autónomas.
Num terceiro nível (NUTS III) encontram-se 30 unidades territoriais, distribuídas pelas NUTS II, cada uma das quais resulta da agregação de vários municípios."
E que o Distrito de Aveiro abrange parte de várias NUT III, sendo elas Entre Douro e Vouga (S.João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Arouca e Vale de Cambra), Baixo Vouga (Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Vagos, Estarreja, Ovar, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Murtosa, Mealhada) Tâmega (Castelo de Paiva), Grande Porto (Espinho).
E podia ter-me dado para pior, ou não.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
-
Fiquei hoje a saber que a petição contra o abate do cão Zico (aquele que há dias atacou um bebé de 18 meses que acabou por falecer) tem já 1...
-
Como não sou grande conhecedora de peixes, quis certificar-me que iria comprar perca no mercado. Perguntei à peixeira que peixe era aquele...
Tendo em conta que trabalhei com pessoas licenciadas que não conseguiam perceber isto que acabaste de descrever.... se calhar estás a pormenorizar demasiado com a piquena!!!!!
ResponderEliminarCom a minha ainda só consegui explicar que Portugal e Angola são países diferentes.....
Não cheguei a explicar à Leonor a parte das NUT :)
EliminarE moramos todos no mesmo planeta, por incrível que seja!
ResponderEliminarNo mesmo planeta sim, no mesmo mundo é que nem sempre
Eliminar